domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

FAMÍLIAS QUE OCUPAM ANTIGO COUTO MAIA ESTÃO EM RISCO

Redação - 05/12/2019 09:15

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) alertou nesta quarta-feira (4) sobre os riscos que estão correndo os ocupantes do prédio onde funcionava o antigo Hospital Couto Maia, no bairro de Mont Serrat. “Por tratar-se de uma construção antiga, a unidade encontra-se com a sua estrutura comprometida, precisando, inclusive, de escoramento em algumas partes da edificação, o que leva riscos para os ocupantes do espaço”, informou, em nota.

De acordo com a secretaria, os problemas citados “serão resolvidos após a reforma que abrigará um hospital de cuidados paliativos e centro de referência estadual para cuidados paliativos, incluindo o Programa Ambulatorial Amor sem Fim”. “A Sesab destaca as condições insalubres do imóvel que foi um hospital de doenças contagiosas, como tuberculose, leptospirose, hepatites, hanseníase (lepra) e que não está com as instalações hidrossanitárias em manutenção regular. A presença de poeira e fezes de pombos e ratos implica em risco de contágio aos ocupantes, principalmente mulheres e crianças”, acrescentou.

O órgão informou ainda que a licitação para reforma do prédio está sendo formatada e deverá ser publicada em janeiro de 2020. Cerca de cem famílias que moravam de aluguel ou de favor na região estão no prédio, em forma de protesto para pedir melhores condições de moradia, além da recuperação do hospital que prestava serviços de saúde para a população. À frente da mobilização estão o Movimento de Luta dos Bairros, Vilas e Favelas e a Unidade Popular.

Foto: Elói Corrêa/ GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.