A Bancada Baiana na Câmara dos Deputados se reuniu no plenário 14 da Câmara dos Deputados para discutir as propostas de emendas destinadas à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020. A reunião contou com a presença de dois secretários estaduais da Bahia, Davidson Magalhães da Setre/BA e de Fábio Villas Boas da Sesab/BA.
Um dos destaques foi a participação do reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles: “A situação da restrição orçamentária é tamanha que hoje temos dificuldades com nossas despesas. Por isso mesmo, a emenda que venho aqui trazer é um apelo aos parlamentares pelo custeio das universidades”. O reitor entregou ao deputado Daniel Almeida um documento com o pleito das instituições federais de ensino superior do estado, solicitando a garantia de custeio para possibilitar fornecimento de água e energia no ano de 2020 nos campi.
O secretário da Setre/BA, Davidson Magalhães apresentou um material informativo sobre emendas para facilitar os procedimentos de solicitação de material e eventos esportivos, bem como a criação de campos e quadras para a prática de esportes. O secretário da Sesab/BA, Fábio Villas Boas assumiu o compromisso de regularizar a entregas dos equipamentos de saúde, tanto individual quanto da bancada, até o final desse ano.
Também participaram da reunião Marcelo Moreira, presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codesvasf), Alberto Duarte Vilarinhos, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e Andrezza Kariny, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), trazendo demandas quanto à temas como saúde, tecnologia, agronegócio e hidrografia da Bahia. Foi registrada também a presença de prefeitos, vereadores e da representante do Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Precaução da Cegueira (IBOPC). A Bancada voltará a se reunir com representantes do governo do estado, e governo federal na próxima quarta-feira (02/10).
Foto: Divulgação/ Ascom