

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24) mostra que Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) aparecem empatados no índice de rejeição na disputa pela Presidência da República. Segundo o levantamento, 45% dos entrevistados afirmam que não votariam de jeito nenhum no atual presidente, enquanto o mesmo percentual rejeita votar no senador.
Na pesquisa anterior, divulgada em 17 de setembro, Lula e Flávio Bolsonaro também apareciam empatados, mas com 47% de rejeição cada. Dessa forma, os dois índices oscilaram dois pontos percentuais para baixo na nova rodada.
Entre os demais candidatos, Renan Santos (Missão) aparece com 15% de rejeição, seguido por Romeu Zema (Novo), com 14%, e Ronaldo Caiado (PSD), com 13%.
Rui Costa Pimenta (PCO) e Samara Martins (UP) registram 9% cada. Augusto Cury (Avante) e Edmilson Costa (PCB) aparecem com 8% cada.
Hertz Dias (PSTU), Leonardo Avalanche (PRTB) e Clariana Barão (DC) têm 7% de rejeição cada. Wilson Grassi (Democrata) registra 5%.
Além disso, 2% dos entrevistados afirmam que votariam em qualquer candidato ou não rejeitam nenhum deles. Outros 1% dizem rejeitar todos ou que não votariam em nenhum candidato, enquanto 3% não souberam responder.
O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 22 e 23 de setembro de 2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00304/2026. Os percentuais refletem as respostas dos entrevistados no período de realização do levantamento e não constituem previsão do resultado da eleição.
Foto: Ricardo Stuckert e Vittor Sales