segunda, 14 de setembro de 2026
Euro Dólar

TERMINA HOJE PRAZO PARA PEDIR TRANSPORTE ESPECIAL DE ELEITORES

Victoria Isabel - 14/09/2026 15:27

Hoje (14) é o último dia para eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida solicitarem o transporte especial individual para as Eleições 2026.

A informação é do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral.

A medida também contempla população de territórios indígenas, comunidades quilombolas e tradicionais.

Segundo o TSE, o transporte especial é para eleitores que não têm meios próprios para comparecer ao local de votação. Quando necessário, o serviço pode garantir o deslocamento de ida e volta entre a residência e a zona eleitoral e incluir acompanhante indicado pelo eleitor.

O pedido pode ser feito de forma presencial no cartório eleitoral ou por outro canal dos TREs, os tribunais regionais eleitorais: basta digitar TRE-sigla do Estado (por exemplo, SP, RJ, BA).jus.br.

O próprio eleitor ou curador, apoiador ou procurador dele pode fazer a solicitação mediante autodeclaração ou documentação que comprove a deficiência ou a dificuldade de locomoção.

De acordo com o TSE, o transporte especial individual oferecido pela Justiça Eleitoral não substitui a obrigação do poder público de garantir transporte coletivo urbano e intermunicipal gratuito nos dias de votação.

As eleições 2026 acontecem nos dias 04 e 25 de outubro em primeiro e segundo turno respectivamente.

foto: Frame TSE

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.