

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), promove oficinas gratuitas de artesanato no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Modelo Simone Alice Debouck, em Narandiba. Realizada em parceria com o Parque Social, a iniciativa estimula o empreendedorismo, a geração de renda e o fortalecimento dos vínculos sociais entre pessoas em situação de vulnerabilidade.
As oficinas acontecem todas as quintas-feiras, às 14h, e são abertas à comunidade. Além do aprendizado de técnicas artesanais, as atividades contribuem para o desenvolvimento de habilidades, o fortalecimento da autoestima e o acolhimento dos participantes.
A coordenadora da unidade, Reinilda Sales, que atua no equipamento há sete anos, destaca que o principal objetivo é oferecer novas oportunidades aos participantes.
“Além de ensinar o artesanato, nós também incentivamos o empreendedorismo. Esse é o nosso maior objetivo: que as pessoas aprendam uma atividade que possa ajudá-las a seguir em frente e conquistar uma renda extra”, afirma.
Segundo ela, as oficinas beneficiam homens e mulheres e, em muitos casos, também funcionam como instrumento de acolhimento. “Já tivemos relatos de participantes que enfrentavam depressão e disseram que melhoraram muito depois que começaram a frequentar as oficinas. Para eles, essa atividade funciona como uma verdadeira terapia ocupacional”, destaca.
Reinilda reforça ainda que o Cras busca ser um espaço de acolhimento para toda a comunidade. “O Cras é a casa do povo. As pessoas vêm para cá e se sentem acolhidas, e esse é o nosso lema”, completa.
As oficinas são destinadas a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social. Os interessados devem realizar a inscrição presencialmente no Cras Simone Alice Debouck. (Fabiane Humildes / Secom PMS)
Foto: Bruno Concha / Secom PMS



