sexta, 02 de outubro de 2026
Euro Dólar

PRESIDENTE DO TRE-BA EXPLICA COMO SERÁ A APURAÇÃO DOS VOTOS E O ESQUEMA DE SEGURANÇA NA BAHIA

Bruna Carvalho - 02/10/2026 11:33 - Atualizado 02/10/2026

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Maurício Kertzman Szporer, detalhou, nesta sexta-feira (2), como será o esquema de segurança e o processo de apuração das eleições na Bahia, que acontecem neste domingo (4). Em entrevista à Rádio Metropole, o magistrado afirmou que a expectativa da Justiça Eleitoral é concluir a totalização dos votos ainda na noite do domingo.

A Bahia tem 11.321.005 eleitores aptos a votar e contará com 39.744 urnas eletrônicas distribuídas pelos municípios do estado. Segundo Kertzman, os equipamentos passaram por testes e foram preparados para a votação, além de terem sido lacrados durante cerimônias públicas realizadas pela Justiça Eleitoral.

De acordo com o presidente do TRE-BA, mais de 1.150 registros de candidaturas foram aprovados para a disputa deste ano. Para garantir a realização da votação, a Justiça Eleitoral também mantém mais de 4 mil urnas de reserva e terá um helicóptero disponível para auxiliar em eventuais necessidades durante o pleito.

Votação e a apuração
No domingo, a votação ocorrerá das 8h às 17h. Antes do início da votação, o mesário responsável pela seção deverá retirar o lacre da urna e emitir a chamada zerésima, documento que comprova que não há votos registrados no equipamento antes da abertura da seção.

Ao fim da votação, a urna eletrônica imprime o Boletim de Urna (BU), que apresenta a quantidade de votos registrados naquela seção para cada candidato, além dos votos brancos e nulos. Os dados são então transmitidos pelos canais exclusivos da Justiça Eleitoral para a totalização, e os resultados de cada urna ficam disponíveis para consulta pública.

Kertzman também explicou que os eleitores que estiverem na fila às 17h terão o direito de votar, mesmo que o procedimento seja concluído depois do horário oficial de encerramento. A orientação é que os cidadãos consultem antecipadamente o local de votação pelo site do TRE-BA, pelo aplicativo e-Título ou pelo telefone 3373-7000.

Para facilitar o momento da votação, o eleitor também pode levar uma anotação com os números dos candidatos escolhidos. O uso de celulares e outros equipamentos eletrônicos, entretanto, não é permitido dentro da cabine de votação.

Segurança e fiscalização durante o pleito
O presidente do TRE-BA também chamou atenção para as regras que estarão em vigor no dia da eleição. Atos como boca de urna, realização de comícios, carreatas, uso de alto-falantes, aglomerações com finalidade de pedir votos e distribuição de material de campanha estarão proibidos.

A manifestação individual e silenciosa da preferência política, como o uso de camiseta ou outro elemento relacionado ao candidato, permanece permitida, desde que não haja pedido explícito de votos ou formação de aglomerações.

Segundo o TRE-BA, mais de 1.500 ações relacionadas à propaganda eleitoral foram registradas durante o período de campanha, com parte das reclamações envolvendo a distribuição do tempo de propaganda entre candidatos e pedidos de direito de resposta.

Em Salvador, a Justiça Eleitoral também colocará em prática, no domingo, a operação-piloto chamada Ronda Cidade Limpa, que terá início às 7h e contará com a participação de órgãos parceiros. A ação será realizada em locais de votação selecionados e terá como objetivo registrar materiais ou situações que possam indicar irregularidades para eventual apuração posterior.

Ao falar sobre a segurança do processo eleitoral, Kertzman destacou o caráter secreto do voto como uma das principais garantias oferecidas ao eleitor para escolher livremente seu candidato.  “O voto secreto é a segurança do eleitor, dele escolher quem ele realmente quer. Isso é realmente uma conquista”

Com a votação encerrada, os dados registrados pelas urnas serão transmitidos à Justiça Eleitoral para a totalização dos resultados. A expectativa do TRE-BA é que a apuração seja concluída até o fim da noite de domingo, permitindo a divulgação dos resultados ainda no mesmo dia.

Foto: Reprodução/TJ-BA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.