sexta, 21 de agosto de 2026
Euro Dólar

JERÔNIMO CHAMA ACM NETO DE BOLSONARISTA E REJEITA ‘CASADINHA’ COM LULA NAS ELEIÇÕES

Bruna Carvalho - 21/08/2026 10:43

O governador e candidato à reeleição Jerônimo Rodrigues (PT) criticou a possibilidade de associação eleitoral entre o candidato ao governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Jerônimo, a aproximação divulgada nas redes sociais não corresponde ao posicionamento político de Neto.

A declaração ocorreu nesta quinta-feira (20), durante participação no podcast PolitiQuestion, do bahia.ba. O tema entrou em discussão após influenciadores de Salvador publicarem vídeos sugerindo uma possível “casadinha” entre Lula e ACM Neto para as eleições de 2026.

Jerônimo atribuiu a estratégia ao próprio adversário. “É ele”, afirmou, ao ser questionado sobre quem estaria por trás da associação entre os dois políticos.

O governador também criticou a mudança de discurso atribuída a ACM Neto, que teria afirmado que “tanto faz” o candidato à Presidência apoiado pelos eleitores. “Ele é tanto faz, quer ganhar as eleições. Ele disse que ia dar uma surra no Lula e agora ele aceita”, declarou.

Jerônimo afirmou ainda que rejeitaria uma eventual estratégia semelhante envolvendo seu nome e o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Se alguém brincar comigo ‘Jerô-Bolsonaro’, eu vou pra cima”, disse.

Apesar da crítica, o governador reconheceu que eleitores podem escolher candidatos de grupos políticos diferentes. Segundo Jerônimo, a liberdade de voto é distinta de uma estratégia oficial de campanha.

“Eu não concordo, não tem nada a ver. Não pode fazer campanha, a escolha pode. Eu tenho eleitores que votam em Bolsonaro”, afirmou.

Críticas a ACM Neto
Ao comentar a disputa eleitoral, Jerônimo classificou ACM Neto como “bolsonarista” e “negacionista”. O governador afirmou que o pedido feito pela campanha para questionar os vídeos não representa uma tentativa de censura, mas uma cobrança por coerência durante a disputa.

“Não é censura. O que nós pedimos, a campanha pediu, foi para que não permitisse, que houvesse ética na política”, declarou.

Jerônimo também voltou a citar divergências entre ele e ACM Neto em relação a projetos de infraestrutura na Bahia. Entre os exemplos mencionados pelo governador estão as obras do VLT e da ponte Salvador-Itaparica.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.