

Nesta terça-feira(11), foi aprovado, pelo Ministério de Portos e Aeroportos, um financiamento de R$ 6,59 bilhões para a construção de um Terminal de Uso Privado (TUP) da Bahia Mineração (Bamin), em Ilhéus, no Litoral Sul.
A aprovação coincide com as negociações para transferência do controle da Bamin para a empresa portuguesa Mota-Engil, que passaria a gerir o complexo formado pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol 1) e o Terminal de Uso Privado (TUP) Porto Sul, em Ilhéus.
A expectativa do mercado é que o acesso às linhas do FMM, tradicionalmente mais competitivas do que o financiamento privado, aumente a atratividade do ativo e facilite a conclusão da operação.
O Porto Sul foi concebido como saída marítima da Fiol, ferrovia projetada para ligar o litoral baiano às regiões produtoras do oeste da Bahia e, futuramente, ao Mato Grosso, criando um novo corredor de exportação para minério e grãos em direção ao Oceano Atlântico.
O trecho entre Ilhéus e Caetité foi arrematado pela Bamin em 2021, mas as obras avançaram lentamente e acabaram sendo interrompidas em 2025.
TERMINAIS
A previsão é que sejam construídos dois Terminais de Uso Privado: um da Bamin e o outro com participação do governo da Bahia.
A operação dos dois terminais foi planejada de forma complementar. O terminal com participação pública foi previsto para evitar que a ferrovia tivesse ligação com apenas um empreendimento privado. (*Com informações do Bahia Notícias)
Foto: Divulgação.



