sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

GRUPO DE TRABALHO DISCUTIRÁ AMPLIAÇÃO DO CULTIVO DO CACAU EM SISTEMA CABRUCA

Redação - 30/07/2018 08:28

O manejo do agrosistema Cabruca foi pauta de diálogo entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Unidade Regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac-BA), na sexta-feira (27), em Itabuna. Em reunião, ficou acertada a criação de um Grupo de Trabalho com o objetivo de fomentar a manutenção e ampliação do cultivo do cacau em sistema agrossilvicultural Cabruca, bem como propor critérios associados para a recomposição de áreas de Reserva Legal.

O grupo de trabalho, que será coordenado pela SEMA, terá a participação de representantes do INEMA, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria Estadual de Agricultura  (Seagri), CEPLAC e Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

Também na reunião, foram atendidas demandas apresentadas pela CEPLAC, a exemplo da isenção das taxas de análise dos processos de autorização de manejo da Cabruca para os pequenos agricultores familiares e assentamentos de reforma agrária, bem como a priorização da análise do projeto técnicos de manejo, apresentados e pendentes.

Na oportunidade, os representantes da Sema e Inema conheceram um projeto de recuperação da lavoura cacaueira, realizado no município de Barro Preto. A iniciativa demonstra como o manejo do agrossistema Cabruca pode ser realizado com a obtenção de resultados positivos na produtividade cacaueira da região Sul da Bahia, com sustentabilidade e valorização da Mata Atlântica.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.