quinta, 07 de maio de 2026
Euro Dólar

WAGNER SERÁ RELATOR DO PROJETO QUE TORNA SALVADOR CAPITAL NO 2 DE JULHO

Bruna Carvalho - 07/05/2026 08:05

O senador Jaques Wagner foi designado para relatar, no Senado Federal, o projeto de lei que transforma simbolicamente Salvador na capital do Brasil durante as celebrações do 2 de Julho. A indicação foi feita pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre.

A proposta reconhece a relevância histórica da Independência da Bahia, consolidada em 1823 com a expulsão definitiva das tropas portuguesas do território baiano. O texto destaca que o episódio foi decisivo para assegurar a independência do Brasil.

De autoria do deputado federal Leo Prates, o projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde Wagner será responsável pela elaboração do parecer.

Caso seja aprovado pelos senadores e sancionado pela Presidência da República, o projeto instituirá simbolicamente a transferência da sede do governo federal para Salvador no dia 2 de Julho, reforçando o protagonismo baiano na história da independência brasileira.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.