

O projeto da Ponte Salvador-Itaparica deve ficar pronto no mês de março de 2026. O governador do estado Jerônimo Rodrigues, afirmou durante a abertura dos trabalhos de 2026 na Assembleia Legislativa, que o projeto está em sua fase final de elaboração. “Agora, trabalhando para implementar o símbolo maior da nossa ousadia: a ponte Salvador-Itaparica! O seu projeto básico será concluído em março de 2026”, confirmou o petista, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Na ocasião, o governador confirmou o mês em que está previsto para iniciar as obras nas águas da Baía de Todos-os-Santos e em Vera Cruz. “Se não fosse viável, nem me esforçaria”, diz Jerônimo sobre a Ponte Salvador-Itaparica. No âmbito governista, a obra vem sendo tratada como “revolucionária”, como o próprio chefe do Executivo citou no discurso inaugural. “Com previsão de início das obras em junho do mesmo ano. Esta obra irá revolucionar toda a logística e a integração não apenas da Baía de Todos-os-Santos, mas de vastas áreas do estado”, afirmou o petista.
O projeto contará com investimento de R$ 10,6 bilhões e terá uma das maiores estruturas da América Latina. Foi nesse sentido, que o governador criou uma secretaria exclusiva para debater a questão contratual e os demais investimentos do tema. O novo equipamento viário é considerado a maior estrutura da América Latina sob lâmina d’água e vai se conectar na região do Terminal Marítimo São Joaquim (Ferry-Boat) e, no município de Vera Cruz, à região da Gameleira.
Foto: Divulgação