sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

JEQUIÉ: ESTAÇÃO DE PISCICULTURA AUMENTA PRODUÇÃO DE ALEVINOS

Redação - 17/08/2022 17:49

Após início da gestão compartilhada da prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, a estação de piscicultura, localizada na estrada da Barragem da Pedra, intensificou sua produção e distribuição de alevinos, com a doação de milhares de peixes para pequenos produtores dos municípios de Ubatã, Apuarema, Ilhéus, Belo Campo, Aiquara, Ibirataia e Dario Meira, além de Jequié.

O equipamento pertence a Bahia Pesca S/A, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), e está sendo gerido pela administração municipal desde dezembro de 2021. De lá para cá já foram produzidos mais de 1,7 milhão de peixes, fortalecendo a cadeia da aquicultura na região.

O resultado foi possível graças a mudanças operacionais, promovidas nos processos de criação e manejo das espécies, o que ocasionou substancial melhora e ampliação da produção de alevinos, atingindo a marca de mais de um milhão e setecentos mil alevinos de tilápia produzidos, até julho deste ano.

O sucesso ocorre por causa da implementação de novas estratégias técnicas somadas ao cuidado na manutenção com os viveiros. Dos 50 existentes, 35 já foram reativados, após passarem por reestruturação, limpeza e desinfecção para eliminação de possíveis bactérias que prejudicam a fertilização dos espécimes.

De acordo com Felipe Vieira, engenheiro de pesca e coordenador técnico da estação de psicultura, a retomada dos processos de peixamento no local teve ênfase a partir do final do segundo semestre do ano passado e o primeiro semestre deste ano, por causa do aumento da temperatura e deverá voltar a se intensificar a partir de setembro.

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.