sábado, 25 de maio de 2024
Euro 5.614 Dólar 5.1764

COMPLEXO EÓLICO AROEIRA DEVE MANTER A BAHIA NA LIDERANÇA NACIONAL DA PRODUÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL, AFIRMA JERÔNIMO

Victoria Isabel - 05/04/2024 19:00 - Atualizado 08/04/2024

O governador Jerônimo Rodrigues participou hoje (05) do evento de inauguração do Complexo Eólico Aroeira, no município de Umburanas, e pontuou que a produção de energia limpa será ampliada a partir da inauguração. “A entrega do Complexo Eólico Aroeira vai garantir que a Bahia continue liderando a produção de energia renovável”, afirmou Jerônimo.

Para a instalação do parque, o Governo do Estado tem concedido incentivos fiscais e licenças para a instalação e operação do empreendimento, que permitiram a criação de três mil empregos em toda a cadeia produtiva, priorizando a contratação de trabalhadores de comunidades locais e promovendo formação profissional.

A Bahia apresentou a segunda maior geração total de energia eólica do Brasil em 2024, devido à sazonalidade dos ventos, correspondendo a 23% da geração nacional, com base nos dados de geração acumulada da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

As 319 usinas em operação no estado produziram cerca de 9,15 mil GWh (Gigawatt-hora), energia suficiente para abastecer nove milhões de residências. Somente em janeiro deste ano, o estado gerou 1.212 GWh de energia eólica. No ano passado, a Bahia fechou mais um ano como líder na produção de energia renovável no Brasil e gerou o suficiente para abastecer 223 milhões de residências.

Foto: Feijão Almeida

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.