

A Embasa assinou os cinco primeiros contratos de financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a realização de obras de saneamento na Bahia. Os investimentos somam R$ 662 milhões e contemplam quatro empreendimentos de esgotamento sanitário e um de abastecimento de água.
As obras irão atender os municípios de Camaçari, Mata de São João, Pojuca, Dias D’Ávila e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
Os empreendimentos estão entre os projetos selecionados através do Novo PAC 2025, contemplando obras de saneamento e abastecimento, no âmbito do Ministério das Cidades, do Governo Federal, voltado à ampliação da infraestrutura e à universalização do saneamento básico no país.
A Embasa foi habilitada para receber R$ 7,3 bilhões em investimentos destinados a obras de água e esgoto em diversas regiões do estado.
Ao todo, a Embasa teve 42 projetos selecionados pelo Novo PAC 2025, que preveem intervenções estruturantes em sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em municípios como Salvador e Região Metropolitana, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, Eunápolis, Brumado, Pojuca, Lauro de Freitas, além de cidades do interior e do Litoral Norte. Segundo a concessionária, expectativa é de que mais de 9 milhões de baianos sejam beneficiados.