

O ator baiano Wagner Moura pode ser homenageado pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) com a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento estadual. A proposta foi apresentada pela deputada estadual Fátima Nunes (PT), vice-presidente da Casa.
Reconhecido internacionalmente, Wagner Moura venceu recentemente um Globo de Ouro pelo filme O Agente Secreto, o que reforçou o destaque de sua trajetória artística no cenário mundial.
Na justificativa do projeto, a deputada ressaltou a relevância do ator para a cultura baiana e brasileira. Segundo Fátima Nunes, Moura iniciou sua carreira ainda na adolescência, aos 16 anos, participando de diversas produções teatrais.
Entre os trabalhos citados está a peça Abismo de Rosas, de 1997, dirigida por Fernando Guerreiro, que rendeu ao ator o prêmio de Ator Revelação. O reconhecimento nacional, de acordo com a parlamentar, veio com o espetáculo A Máquina, de João Falcão, em 2000.
“O reconhecimento nacional veio com a peça ‘A Máquina’, de João Falcão, em 2000, em que atuou ao lado de Lázaro Ramos e Vladimir Brichta. O espetáculo abriu portas para Wagner Moura no cinema e na televisão. Em 2007, ele interpretou o personagem “Boca” no filme ‘Ó Paí, Ó’, que foi gravado no Pelourinho, em Salvador, e protagonizado por Lázaro Ramos”, destacou a deputada.
Ainda conforme o texto do projeto, Fátima Nunes afirmou que o ator tem projetado o nome da Bahia e do Brasil no exterior.
“É inegável a contribuição deste grandioso artista para a arte, a cultura e, principalmente, para o cinema brasileiro. Wagner Moura carrega o nome da Bahia para o Brasil e para o mundo. Para além de toda a sua trajetória nos palcos e nas telas, é preciso destacar o seu posicionamento político e social”, apontou.
A parlamentar também citou o engajamento político do ator.
“Ferrenho crítico ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o qual classifica como um fascista, Wagner Moura tem levado sua ideologia e sua consciência política para o mundo, quando destaca a importância do fortalecimento da Democracia e o combate ao autoritarismo no nosso país”, concluiu.
Wagner Moura é apontado como um dos nomes mais cotados para uma indicação ao Oscar 2026. As indicações serão divulgadas nesta quinta-feira (22).
Foto: Cibelle Levi/ Reprodução The Academy



