segunda, 12 de janeiro de 2026
Euro Dólar

ADARY OLIVEIRA – O LEGADO DO POLO PARA A INDUSTRIALIZAÇÃO DO NORDESTE

Redação - 12/01/2026 05:00

Em 2026, o Polo Petroquímico de Camaçari celebra 48 anos de funcionamento. Desde sua inauguração, em 1978, o Polo não apenas transformou a economia local, mas também teve um impacto significativo no desenvolvimento industrial e econômico de toda a região Nordeste do Brasil. Embora não tenha atingido todos seus objetivos devido a fatores adversos que fecharam fábricas, impediram maior expansão de terceira e quarta geraçõespetroquímicas e atualização tecnológica mais atual ecompleta, o Polo trouxe consigo imensas contribuições para a industrialização do Nordeste, tornando mais aparentes os desafios e oportunidades apontadas a partir de sua operação. É inegável que que este complexo industrial fez ampliar o ensino técnico aumentando a oferta de cursos profissionais. A disponibilidade de mão-de-obrapara operação de indústrias, como engenheiros, operadoresde processo, técnicos em informática, mecânicos de manutenção, instrumentistas, especialistas em higiene e segurança e outros tantos é muito maior, transformando o Nordeste num ambiente com melhores condições para crescer industrialmente.

Não se pode negar que o Polo contribuiu para o desenvolvimento econômico com a geração de empregos, atração de investimentos e fortalecimento da indústria local. Desde sua construção, o polo criou milhares de empregos diretos e indiretos, contribuindo para a redução do desemprego na região. O polo tem atraído um fluxo contínuo de investimentos, não apenas de empresas do setor petroquímico, mas também de indústrias que dependem de insumos petroquímicos, como a fabricação de plásticos, têxteis, químicos ativos, elastômeros,fertilizantes e a promissora indústria automobilística.Também, o polo incentivou o surgimento de indústrias locais que fornecem produtos e serviços necessários para sustentar as operações das grandes empresas, criando uma rede de negócios.

Em relação à infraestrutura e acessibilidade o Polo trouxe inúmeras contribuições. A construção e operação do polo estimularam melhorias significativas na infraestrutura regional, como estradas, portos e sistemas de transporte.Com a melhoria da infraestrutura, as cidades do entorno passaram a estar mais integradas, facilitando o comércio e a mobilidade.

Durante quase meio século de funcionamento o Polonão distribuiu apenas flores, e foram muitos os desafios enfrentados. Apesar dos muitos benefícios, o Polo Petroquímico de Camaçari também enfrenta desafiosdiversos destacando-se os impactos ambientais, e a vulnerabilidade econômica. A operação de uma indústria petroquímica pode resultar em consequências ambientais, como poluição do ar e da água, exigindo uma gestão ambiental adequada. Neste aspecto o Polo planejou desde a sua implantação um sistema de tratamento de efluentes industriais, sólidos, líquidos e gasosos sem igual no País. A Cetrel, empresa privada que cuida da proteção ambiental do Polo é a maior e melhor empresa do ramo, não só atendendo ao Polo, mas a todo o Brasil, um forte legado do Polo. A vulnerabilidade econômica foi trazida pela retiradaabrupta e não seletiva da proteção aduaneira concedida aos projetos. A globalização penalizou sobremaneira as unidades industriais dimensionadas para atendimento do mercado doméstico que ficaram pequenas para enfrentar a concorrência mundial. Embora muitas unidades conseguissem superar o problema com a absorção de novas tecnologias essa fragilidade terminou por determinar o fechamento de várias unidades.

O Futuro do Polo e da Região tem como esteio a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável. Em resposta aos desafios ambientais, o Polo vem investindo em tecnologias mais sustentáveis e práticas de produção que minimizam os impactos negativos. A busca por uma indústria mais verde poderá posicionar Camaçari como referência em inovação no setor petroquímico. A diversificação das indústrias na região é essencial para garantir um futuro próspero. Incentivos para novos empreendimentos em setores como tecnologia, biocombustíveis e energias renováveis podem fortalecer a economia local, reduzindo a dependência do setor petroquímico.

O Polo Petroquímico de Camaçari é um marco não apenas para a Bahia, mas para todo o Nordeste brasileiro. Com 48 anos de história, seu legado continua a ser um motor de desenvolvimento econômico e industrial. Entretanto, é fundamental que a região enfrente os desafios associados à industrialização, buscando um equilíbrio entre crescimento econômico e sustentabilidade ambiental. O futuro do Polo dependerá de sua capacidade de inovar, diversificar e adaptar-se às novas realidades do mercado global e da sociedade, sobretudo atraindo novos investidores para o setor.

Adary Oliveira é engenheiro químico e professor (Dr.)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.