A CAIXA participou, nesta segunda-feira (20), de um evento em Salvador (BA) para a assinatura de importantes iniciativas voltadas ao fortalecimento da saúde pública e à inovação na gestão municipal. Na ocasião, foram firmados termos de compromisso com o governo da Bahia para a construção de três Policlínicas Regionais, nos municípios baianos de Ibotirama, Seabra e Ipirá, no valor total de R$ 50,7 milhões. Além de um termo de compromisso da CAIXA com a prefeitura de Feira de Santana, para a construção de uma policlínica no município no valor de R$ 16,9 milhões. Os recursos são provenientes do Novo PAC, por meio do Ministério da Saúde, e a CAIXA atua como Mandatária da União.
Além dos compromissos na área da saúde, o evento marcou a formalização do Protocolo de Intenções entre a CAIXA e a União dos Municípios da Bahia (UPB), com foco na realização de parcerias estratégicas e na utilização do “Espaço TEIA”, um hub de inovação do banco voltado ao desenvolvimento da gestão pública dos municípios. Localizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), o hub da CAIXA é uma iniciativa pioneira que visa transformar desafios em soluções inovadoras para o setor público.
O superintendente de rede da CAIXA em Salvador, Sâmio Cássio, lembrou da importância das policlínicas para os municípios e a parceria para uso do Espaço TEIA. “A assinatura dos Termos de Compromissos para a construção das Policlínicas representa um avanço concreto na promoção da saúde regional, alinhado às diretrizes do Novo PAC Seleções. Além disso, a parceria com a UPB para o uso do Espaço TEIA – CAIXA reforça nosso compromisso com a inovação na gestão pública municipal. Estamos conectando soluções inteligentes aos desafios reais dos municípios, com foco na transformação digital e no desenvolvimento sustentável”, disse Cássio.
“A construção da Policlínica Regional em Feira de Santana é uma conquista importante para a população local e demonstra o papel estratégico da CAIXA na viabilização de políticas públicas que geram impacto direto na vida das pessoas. Seguimos atuando como parceiros dos municípios, promovendo saúde, eficiência e inovação”, ressaltou o superintendente de rede na região norte da Bahia, Rafael Neiva.
A CAIXA também firmou Protocolos de Intenções com todos os municípios do estado, por meio da UPB, sem transferência de recursos financeiros, com o objetivo de promover cooperação institucional e estimular a inovação na gestão pública. Esses protocolos reforçam o compromisso da instituição com a eficiência administrativa, ampliando a base de interessados em soluções tecnológicas e estruturando redes de colaboração voltadas ao desenvolvimento sustentável.
(Foto: Douglas Ribeiro/ASCOM UPB)