terça, 14 de outubro de 2025
Euro Dólar

ACELEN VENCE PRÊMIO GLOBAL DA GARTNER COM USO DE IA

João Paulo - 14/10/2025 09:45

A Acelen, que administra a Refinaria de Mataripe, foi a vencedora da categoria Américas no Eye on Innovation Awards for Oil & Gas 2025, premiação global promovida pela Gartner, referência mundial em tecnologia, pesquisa e inovação corporativa. O reconhecimento foi conquistado com o case “Catalyze AI – Real-Time Catalyst Intelligence for Sustainable Refining”, uma solução inédita de monitoramento de catalisadores baseada em inteligência artificial (IA), desenvolvida internamente pela equipe de Digital e Inovação, e com ganhos significativos em eficiência operacional, sustentabilidade e segurança industrial.

A tecnologia permite acompanhar em tempo real a atividade catalítica e prever, com até 120 dias de antecedência, a tendência de desativação dos catalisadores, um avanço em relação às análises trimestrais anteriormente utilizadas. A solução contribui fortemente para decisão estratégica e técnica de aumento do fator de utilização da unidade, prolongando as campanhas de produção de diesel, garantindo capacidade de elevação de carga de forma eficiente e segura, otimizando ciclos de regeneração e utilização máxima da vida útil dos catalisadores.

“Essa conquista reforça o potencial da energia brasileira e o talento das nossas equipes. É um reconhecimento global que mostra como a Acelen está implantando na Refinaria de Mataripe processos de inovação, conectando engenharia, ciência de dados e operação para entregar resultados concretos em eficiência e sustentabilidade”, afirma Celso Ferreira, vice-presidente de Operações da Acelen.

O projeto foi desenvolvido por meio de um modelo colaborativo orientado a produto, no qual engenheiros de processo, especialistas em catálise, engenheiros de dados e cientistas de dados atuam juntos em uma mesma equipe, trocando conhecimento e construindo soluções em tempo real. Essa integração multidisciplinar garantiu que a tecnologia fosse aderente à realidade operacional da refinaria e gerasse recomendações de aplicação imediata.

“Um dos diferenciais do projeto foi justamente essa forma de trabalho colaborativa, que nos permitiu transformar um desafio técnico complexo e com trabalho de pesquisa, desenvolvimento e inovação, em uma solução robusta, escalável e premiada. O uso da inteligência artificial ampliou nossa capacidade de prever cenários e tomar decisões mais rápidas e seguras”, destaca Marcus Abreu – Innovation, Digital & CyberOT Leader da Acelen.

O Catalyze AI é um marco na jornada de transformação digital da empresa, iniciativa que faz parte do OtimizAcelen, programa com foco em otimização de processos e energia, que aplica tecnologias de ponta para otimizar processos industriais, aumentar a confiabilidade das operações e reduzir impactos ambientais.

“Para nós, inteligência artificial é um meio e não um fim em si próprio, cada solução nasce a partir de um problema real da operação, e é desenhada para gerar impacto mensurável, buscando ganhos em desempenho e sustentabilidade”, completa Abreu.

Com a conquista do prêmio, a Acelen reforça sua posição de inovadora e sustentável, contribuindo ativamente para a segurança operacional, produtiva e o futuro sustentável da Refinaria de Mataripe e da indústria de energia mundial.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.