Buscando recolocar a Bahia no cenário mundial, o fórum foi lançado na presença de autoridades e lideranças empresariais.
Visando discutir e traçar estratégias para o reposicionamento da Bahia no mundo, o fórum Bahia Export foi lançado na manhã desta sexta-feira (7) na capital baiana. O fórum é o principal movimento do estado e promoverá fóruns mensais para fomentar o diálogo e o incentivo à inovação, a fim de desenvolver os setores de logística, infraestrutura e transportes, além de levar a Bahia para a posição que nunca deveria ter saído, a de uma das maiores protagonistas do Brasil.
O conselho da Bahia Export é presidido por Roberto Oliva, atual mandatário da Intermarítima e da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), contando também com um secretário executivo, o ex-secretário de turismo da Bahia, Fausto Franco. No lançamento do fórum, ele [Franco] explicou como funcionarão os fóruns, que devem acontecer mensalmente, com pautas específicas.
“Nesse primeiro momento, apresentamos o nosso objetivo central e os pontos com maiores urgências a serem tratados e discutidos. A partir dos próximos encontros, já vamos alinhar estratégias e os métodos mais eficientes para que juntos consigamos devolver à Bahia o brilho que ela merece”, comentou Franco.
Com uma grande adesão de autoridades baianas, a exemplo do diretor da Semdec, Franklin Alves, do representante da Assembleia Legislativa da Bahia, Eduardo Salles e do ex-ministro da Previdência Social, Waldeck Ornelas, a primeira reunião foi virtual. Além deles também participaram representantes da Braskem, da Faeb, além de membros da Fieb, Codeba, Marinha do Brasil, da ACB, PetroBahia e Tecon.
Durante o primeiro encontro, o presidente Roberto Oliva destacou alguns pontos importantes que serão temas constantes na agenda dos fóruns, entre eles a recuperação da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a construção da Ponte Salvador – Itaparica, a diminuição de voos no Aeroporto Internacional de Salvador, a deficiência da capacidade de instalação de energia, além de pautas que estejam diretamente ligada ao progresso da logística, infraestrutura e transporte da região.
Vale lembrar que o Bahia Export é um movimento apartidário e que promove fóruns multissetoriais, unindo forças com os principais entusiastas pelo crescimento econômico baiano, sempre se atentando às adequações necessárias do mercado, bem como às necessidades regionais de uma região.
Foto: Émerson Allan