O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou nesta segunda-feira (1), que o novo projeto para a Transnordestina está pronto e será publicado em outubro de 2025. Segundo ele, o projeto levou “mais tempo” para ser finalizado porque o ministério precisou adaptá-lo para os interesses do governo federal.
“A licitação da Transnordestina para o eixo de Pernambuco será publicada em outubro para que as obras possam ser retomadas […] Essa obra era de caráter privado. Seria tocada pela Companhia Siderúrgica Nacional. Um projeto privado não leva em consideração as necessidades de um projeto público para ser licitado, então nós adequamos, estamos com ele pronto e em outubro a gente licita”, afirmou durante o Fórum Nordeste 2025.
Segundo o ministro, uma das mudanças necessárias foi para atender ao pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reinserir o Estado de Pernambuco no traçado do projeto.
“Lula me chamou e disse para reincluir o trecho de Pernambuco na transnordestina. O Estado e o restante do Nordeste não podem ficar isolados. E é o que vai acontecer: Pernambuco será incluído na Transnordestina”, afirmou.