quinta, 14 de agosto de 2025
Euro Dólar

SÉRIE “CANTOS DO MAR” ESTREIA NO TRAVEL BOX BRAZIL TENDO A BAÍA DE TODOS OS SANTOS COMO CENÁRIO

João Paulo - 14/08/2025 09:59

Artistas que têm sua vida e obra ligadas ao mar protagonizam a série documental “Cantos do Mar”, que estreia neste sábado (16), no canal Travel Box Brazil, às 20h. Sob a direção de Vânia Lima e Cecília Amado e roteiro de Daniel Arcades, o projeto da Têm Dendê Produções em coprodução com a Papa Filmes e Paula Hazin documenta poeticamente a pluralidade das vozes que têm esse elemento da natureza como como referência para a vida e, através das músicas e falas a cada episódio, convidam o público a pensar a relação com o tema. As reprises acontecem aos domingos, às 08h; quartas, às 17h30; e quintas, às 05h30.

São oito episódios semanais de 26 minutos cada. Participam Dona Cadu, Nara Couto, Taiane Macedo, Durinho, Toni Garrido, Letra e Canção, Zé Manoel, Ana Paula Albuquerque, Dona Zélia, Stella Maris, Felipe Brito, Sued Nunes, Júlio, Ana Mametto e Lucas Robatto, com as cenas gravadas nas praias que formam a região banhada pela Baía de Todos os Santos. Misturando realidade e poesia, cada episódio traz ainda uma animação que apresenta um mito que se relaciona com o mar, narrado por uma sereia que tem a voz da atriz Márcia Lima.

Vânia Lima destaca que a intenção é mostrar a conexão que o mar promove para os personagens de diferentes lados da Baía de Todos os Santos: “Construímos um conteúdo que vai descobrindo essa Baía. De cada lado há um personagem e eles se conectam pelas canções sobre o mar. O mar está na vida desses personagens, seja como trabalho e meio de vida, seja como escolha de vida, seja como sua identidade, sua religiosidade. E os artistas que se inspiram no mar para compor seu legado musical. Mostramos essa Baía que une e conecta, não separa esses dois lugares”.

No episódio de estreia, “Mar Travessia”, a ceramista Dona Cadu e a cantora Nara Couto refazem travessias opressoras de outrora. Pensando o mar pelo olhar afrocentrado, a série acompanha três canções de Nara para o mar e a preparação de um eboyá como presente por Cadu. No seguinte, “Mar Mítico”, a sacerdotisa Taiane Macedo e a costureira Dona Zélia adentram o mar através de suas conectividades míticas. Ambas pensam o mar como um elo mítico para as comunidades que habitam perto dele e o pensam como símbolo da profundidade da experiência humana.

No terceiro episódio, chamado de “Mar que Alimenta”, a dupla de artistas Letra e Canção e o pescador Durinho falam do oceano como fonte alimentar e como a grande boca do mundo. Enquanto os artistas apresentarão três canções, a série convida o telespectador a participar de uma pesca, acompanhados por Durinho. Em “Marés”, o cantor Toni Garrido e a empresária Stella Maris abordam a influência delas em suas vivências, como elas são reflexo e movimento influenciado por forças externas. Toni faz isso por meio de suas canções, enquanto Stella traz um prato especial e relata uma experiência pessoal.

“Mar Profético” e “Mar e Morte” são os episódios seguintes. No primeiro, o quinto da temporada, o mergulhador Felipe Brito leva para um passeio fotográfico, enquanto a cantora Sued Nunes apresenta números musicais — ambos trazem o mar enquanto profeta dos avisos que a natureza dá e como espaço de sensibilidade. No sexto, o grafiteiro Júlio e o cantor Zé Manoel abordam a morte como processo de renovação da vida. Zé apresenta três músicas, enquanto Júlio produz uma pintura em grafite.

Se despedindo da temporada, “Mar Indomável” e “Mar Mãe” são os sétimo e oitavo episódios. Ana Mametto e Lucas Robatto falam de como o mar é grande diante do desejo humano de dominar e explorar todo o plano terrestre. Dentro de suas realidades, enquanto artista e velejador, respectivamente, buscam entender a potência do mar e sua magnitude, através de músicas com Ana e de um passeio de barco com Lucas. No último, a cantora Ana Paula Albuquerque traz três canções, e Sereia, personagem especial da série, apresenta histórias do povo das ruas. O mar como lugar de afeto e também como espaço de desenvolvimento humano.

O grupo Têm Dendê desenvolve conteúdos originais, produz e comercializa filmes, séries e projetos audiovisuais com foco em narrativas diversas, descentralizadas e com novos olhares sobre o Brasil. Com mais de 50 títulos produzidos e entregues ao mercado nacional, Dinamarca, Costa Rica, Panamá e EUA, o grupo performa entre as empresas de conteúdo mais bem pontuadas do Brasil.

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1-WRAMUYaUqD4sOpIKLIGCAdTH5GsoI6x?usp=sharing

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.