sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

HISTÓRIA DA BAHIA É CONTADA ATRAVÉS DE PERSONALIDADES BAIANAS EM OITO DESTAQUES

Redação - 25/02/2021 10:14

O projeto “Bahia Memória em 8D” é sobre oito destaques da história da Bahia com a apresentação biográfica de quatro personalidades baianas e também de quatro fatos que contribuíram para o desenvolvimento histórico-sócio-cultural do estado. 

O objetivo do trabalho é apresentar a história de quatro personagens baianos: o educador Anísio Teixeira; Maria Quitéria, combatente e primeira mulher a ingressar no Exército Brasileiro; o geógrafo Milton Santos e a cantora e compositora Margareth Menezes. Além disto, evidenciar quatro temas relacionados ao desenvolvimento da história baiana: a Revolta dos Guanais; os 90 anos do Esporte Clube Bahia; a Revolta do Malês e as Ganhadeiras de Itapuã. 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O desenvolvimento dos temas acontecerá por meio da apresentação de oito lives expositivas pelas redes sociais da proponente com participações de convidados, cuja composição será de escritores, professores, cantores e agentes culturais, que terão duração de 2h cada uma em formato dinâmico semelhante a um programa de TV. 

Nas lives também serão lançadas a publicação de oito livros de Literatura de Cordel sobre cada um dos temas, que também serão divulgados por meio de um site oficial do projeto (www.bahiamemoria.com.br) e, ainda no site oficial, serão publicados dados da pesquisa deste projeto. Haverá também uma exposição com a apresentação biográfica dos quatro personagens e a cronologia dos quatro fatos históricos escolhidos.

Serviço

O que: Projeto Bahia Memória em 8D

Quando: fevereiro e março

Onde:

Facebook – Ana Meire Meire

Instagram – @bahiamemoria / @ profanameire

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.