quinta, 14 de agosto de 2025
Euro Dólar

‘MUDANÇA DO CLIMA JÁ É UMA REALIDADE AVASSALADORA’, DIZ MARINA SILVA

LUIZA SANTOS - 14/08/2025 17:42

Durante participação no programa “Bom Dia, Ministra” desta quinta-feira, 14 de agosto, Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) apontou avanços recentes no combate ao desmatamento e elencou novos desafios provocados pela crise climática. Ela ressaltou que, pela primeira vez na história, o desmatamento causado por queimadas superou o provocado por corte raso, fenômeno que a ministra associa diretamente à perda de umidade da floresta e ao aumento da vulnerabilidade do país.

“Pela primeira vez na história do Brasil, o desmatamento por queimadas foi maior do que o desmatamento por corte raso. O que significa isso? Isso significa que a mudança do clima já é uma realidade avassaladora, que a floresta está perdendo umidade e que os incêndios agora assumem uma dimensão que a gente pode ter no Brasil o que a gente tem em outras regiões do planeta”, afirmou.

A ministra apontou que o bioma amazônico é único em suas características, o que torna o combate ao fogo ainda mais difícil. “É uma floresta tropical, uma floresta úmida, árvores com mais de 40 metros de altura, algumas delas com mais de 3 metros de diâmetro. Ninguém tem sequer tecnologia de como fazer combate de incêndio numa floresta densa, como é o caso da floresta amazônica”.

E completou: “A Amazônia é responsável pelo regime de chuva da América do Sul e de uma parte significativa do país, além de produzir 20 bilhões de toneladas de água por dia. Essa água é transformada em vapor e ela se precipita nessas regiões a que me referi. Sem a floresta, nós somos um país altamente vulnerável”.

Foto: Diego Campos / Secom / PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.