terça, 12 de agosto de 2025
Euro Dólar

ESTUDANTES COBRAM TARIFA ZERO EM ATO NA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR

Bruna Carvalho - 12/08/2025 08:44

A tarifa zero para estudantes, benefício já implementado em cidades como Uberlândia (MG), que oferece transporte público gratuito a alunos das redes pública e privada, do ensino superior e até da pós-graduação, foi destaque, na tarde desta segunda-feira (11), na 47ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Salvador, conduzida pelo vereador Claudio Tinoco (União). Segundo levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), 145 municípios no país oferecem gratuidade, parcial ou total, no sistema de transporte coletivo.

Representantes de diretórios estudantis de Salvador ocuparam as galerias do Plenário Cosme de Farias para reivindicar a aprovação de uma proposta nesse sentido, justificando o pedido pelo “valor majoritariamente alto da tarifa e a falta de estrutura mínima dos equipamentos”.

“Nós estamos reivindicando aqui a criação de um grupo de trabalho que possa debater a tarifa zero para Salvador. A tarifa é muito alta. O valor de R$ 5,60 não é justificado quando a gente tem uma cidade que é rica, mas grande parte desse orçamento é destinada ao pagamento da dívida pública, que inclui as dívidas municipais”, afirmou Ana Luíza Rocha, representante do Diretório Central da Universidade Católica do Salvador (Ucsal).

Os estudantes defenderam a realização de uma audiência pública para discutir a viabilidade da medida, que, segundo Ana Rocha, “já é implementada nas principais capitais do nosso país”. Também foi solicitada a criação de um grupo de trabalho junto à Comissão de Transportes, Trânsito e Serviços Públicos Municipais, presidida pelo vereador Hélio Ferreira (PCdoB).

Um documento formalizando a demanda foi recebido pelo vice-presidente do colegiado, vereador Anderson Ninho (PDT), que declarou apoio à pauta. “Defendo o passe livre em todos os modais – metrô, sistema aquaviário e trens –, mas, previamente, precisamos realizar um amplo diálogo sobre de onde virá esse subsídio”, destacou.

A líder da oposição, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), lembrou que o tema já é defendido pelo vereador Hélio Ferreira, autor de um projeto de lei com essa proposta, e por toda a bancada oposicionista. O vereador Hamilton Assis (PSOL) também apresentou matéria propondo tarifa zero no transporte público de Salvador. “Acho que essa será uma pauta muito bem recebida e que vai ter toda a atenção desta Casa”, disse Aladilce.

Tribuna Popular

Ainda na sessão, a Tribuna Popular foi ocupada por Luana do Brasil Pedro, representante da Associação Quilombola de Moradores, Pescadores e Marisqueiras de Porto dos Cavalos, Martelo e Ponta Grossa, nas ilhas de Salvador, que apelou pela requalificação do píer, do cais e pela instalação de iluminação nas comunidades.

O representante da Associação Brasileira de Gagueira, Fernando Andrade, também ocupou a Tribuna Popular e pediu apoio para aprovação de um projeto que assegure visibilidade e oportunidades aos portadores de gagueira, “que são incompreendidos, sofrem bullying, por falta de informação e de políticas públicas voltadas ao seu desenvolvimento pessoal e profissional”.

As duas causas receberam apoio dos vereadores Rodrigo Amaral (PSDB) e Marta Rodrigues (PT).

Foto: Antônio Queirós/CMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.