quinta, 07 de agosto de 2025
Euro Dólar

BAHIA LIDERA SETOR DE CERVEJAS NO NORDESTE; REGIÃO TEVE O MAIOR CRESCIMENTO DO ÚLTIMO ANO

Matheus Souza - 07/08/2025 19:00 - Atualizado 07/08/2025

A Bahia concentra o maior número de cervejarias e empregos diretos na região. O destaque baiano é impulsionado por Alagoinhas, cidade reconhecida pela excelente qualidade da água subterrânea, fator que atrai grandes fábricas e consolidou o município como um polo industrial cervejeiro.

Pernambuco aparece em segundo lugar, com forte presença na produção e participação de 5,60% no total de empregos do setor no país. Rio Grande do Norte, embora tenha registrado queda de 8,20% no número de trabalhadores, teve sua capital, Natal, incluída pela primeira vez na lista dos municípios com 10 ou mais cervejarias registradas, sendo o único novo representante do Nordeste nesse grupo.

Ceará e Maranhão mantiveram estabilidade no número de cervejarias registradas. O Ceará, no entanto, perdeu dois municípios com presença de estabelecimentos. Alagoas também apresentou leve crescimento, enquanto Piauí e Sergipe mantiveram os mesmos números de 2023, com duas e três cervejarias registradas, respectivamente. A Paraíba foi o único estado da região a apresentar redução no número de cervejarias, passando de oito para sete.

Salvador, mesmo sendo a capital mais populosa do Nordeste, continua tendo a menor densidade cervejeira do país: há uma única cervejaria registrada para mais de 2,5 milhões de habitantes.

O Nordeste registrou, em 2024, o maior crescimento proporcional no número de cervejarias do país, com alta de 16,4% em relação ao ano anterior. Segundo o Anuário da Cerveja 2025, publicado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), a região também passou a ocupar a segunda colocação nacional em volume de produção, com mais de 3,29 bilhões de litros fabricados, ultrapassando o Sul. A produtividade média por cervejaria nordestina é a mais alta do Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.