O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se reúne nesta segunda-feira (4), às 11h30, com representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), na sede da entidade, no bairro do Stiep, em Salvador.
O encontro faz parte das ações do grupo de trabalho criado pelo Governo da Bahia em parceria com a FIEB, com o objetivo de discutir e propor medidas para reduzir os impactos do aumento das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras.
Consequências do tarifaço no estado
Com o aumento das tarifas de importação dos Estados Unidos, a Bahia pode deixar de exportar cerca de R$ 404 milhões. A estimativa é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O impacto total nas exportações brasileiras pode ultrapassar R$ 19 bilhões, com efeitos desiguais entre os estados. Unidades da federação mais dependentes do mercado americano, como Ceará e Espírito Santo — onde os EUA foram destino de 44,9% e 28,6% das exportações em 2024, respectivamente — devem ser as mais afetadas.
Foto: Divulgação