A ordem de serviço que autoriza as obras emergenciais e a construção de uma nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi, no Sul da Bahia, foi assinada nesta quinta-feira (24), durante uma reunião virtual com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Com investimento de R$ 104,78 milhões, a iniciativa inclui o reforço paliativo da estrutura atual — interditada desde maio — e a elaboração dos projetos de engenharia para uma nova ponte, que será construída ao lado da existente.
Durante o ato, o ministro Renan Filho anunciou o início imediato da obra e previsão de entrega da nova travessia em 2026. “Agradeço ao ministro Rui Costa, que, na Casa Civil, tem garantido as condições necessárias para que o Ministério dos Transportes possa atuar com agilidade na busca de soluções para os problemas que o Brasil enfrenta devido à falta de manutenção. O teto de gastos reduziu muito os investimentos no país ao longo dos últimos anos, e agora estamos retomando esses investimentos. Precisamos, ao mesmo tempo, fazer obras novas e corrigir o que deixou de receber investimentos no passado”, afirmou.
A nova estrutura terá 510 metros de extensão e faixas duplicadas, além de incluir serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização e construção de Obras de Arte Especiais (OAE), que englobam fundação, pilares e tabuleiro. A ponte também contará com sensores de vibração para monitoramento contínuo do tráfego, contribuindo para a segurança de motoristas e pedestres.
O ministro Rui Costa elogiou a agilidade da atuação federal. “Parabenizar o ministro Renan pelo trabalho que vem realizando à frente do Ministério, acelerando os investimentos na recuperação de estradas, nas licitações e nas concessões. Alcançaremos um número recorde de concessões no governo do presidente Lula. Ficamos muitos anos sem investimentos, inclusive em manutenção. Por isso, é importante reconhecer a agilidade do ministro Renan, que já está emitindo ordens de serviço. Com certeza, daqui a um ano, teremos a ponte nova construída, o tráfego plenamente recuperado na estrada, e isso voltará a beneficiar todos os municípios do Extremo Sul da Bahia. Vamos continuar trabalhando firme em investimentos em infraestrutura”, disse.
O governador Jerônimo Rodrigues também destacou o empenho do governo federal. “Quero, mais uma vez, lembrar que a Bahia reconhece e agradece a proposta apresentada pelo ministro Renan. Ele explicou com clareza, houve agilidade na liberação das licenças e a conquista está acontecendo, algo que poucas vezes vimos na história do Brasil”, afirmou.
A reunião contou ainda com a presença de prefeitos, representantes do Governo do Estado e autoridades dos ministérios envolvidos.
Foto: Itapebi Acontece / Divulgação