A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), por meio do Centro Tecnológico Agropecuário da Bahia (Cetab), vem consolidando seu papel estratégico no fortalecimento da agropecuária no estado. No primeiro semestre de 2025, o Cetab registrou um crescimento de 18% no número total de análises laboratoriais realizadas, resultado dos investimentos do Governo da Bahia, do fortalecimento de parcerias com produtores rurais e da intensificação na divulgação dos serviços oferecidos.
“A Seagri tem investido continuamente no Cetab com o objetivo de ampliar sua atuação e garantir aos produtores baianos acesso a análises essenciais, que asseguram a qualidade da produção, aumentam a segurança nos investimentos e facilitam a conquista de novos mercados”, destacou o secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo.
Nos últimos anos, o Cetab recebeu um aporte de R$ 10 milhões, fruto de convênio entre a Seagri e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Esses recursos possibilitaram a aquisição de equipamentos modernos, a reestruturação das instalações e o reforço da equipe técnica.
Atualmente, o centro conta com oito laboratórios especializados, aptos a realizar análises físico-químicas e microbiológicas em alimentos, solos, água, mel, própolis, algodão e demais produtos agropecuários. Em 2025, foram incorporadas as análises de qualidade de polpas de frutas, ampliando ainda mais o escopo de atuação.
Entre janeiro e junho de 2025, foram realizadas 399 análises de alimentos como mandioca, feijão, trigo, milho e óleo — um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2024. As análises de solo e água para irrigação também apresentaram crescimento, passando de 586 para 656, representando um avanço de 12%.
O setor de apicultura se destacou com um aumento de 37% nas análises de mel, pólen e própolis, o que evidencia a diversificação da demanda e o fortalecimento da cadeia produtiva no estado.
Outro marco relevante foi a emissão de 1.027 laudos de qualidade do algodão em pluma, fruto da parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). No total, foram analisadas 20 mil toneladas de algodão, o que reforça a importância do Cetab para a competitividade da cotonicultura baiana.
A análise de solo é um dos serviços mais requisitados pelos produtores. O processo inicia com o preparo da amostra, que é seca ao ar e peneirada para remoção de impurezas. Em seguida, são feitas análises químicas para determinar características como pH, matéria orgânica, níveis de nutrientes (fósforo, potássio, cálcio, magnésio), acidez e capacidade de troca de cátions. Dependendo da demanda, também podem ser feitas análises físicas (textura e densidade) e biológicas (atividade microbiana).
Fotos: Ascom/Seagri