O presidente Lula (PT) não irá sancionar o projeto de lei complementar aprovado pelo Congresso Nacional que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A informação é da Folha de S.Paulo e segundo o veículo foi confirmada por quatro ministros do Palácio do Planalto.
A proposta foi aprovada em junho, mas enfrentou resistência do governo desde o início das discussões. Auxiliares ainda tentaram convencer o presidente a sancionar o texto como forma de melhorar a relação com o Legislativo, mas Lula bateu o martelo no fim de semana.
Segundo ministros ouvidos pela Folha, o petista avalia agora dois caminhos: vetar integralmente o projeto ou não sancionar e permitir que ele seja promulgado diretamente pelo Congresso, como prevê a Constituição em casos de omissão do Executivo.
A posição de Lula acompanha o sentimento da população. Pesquisa Datafolha realizada nos dias 10 e 11 de junho indica que 76% dos brasileiros são contra o aumento no número de deputados federais. Apenas 20% se disseram favoráveis, 2% não souberam responder e 1% se mostrou indiferente. O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais e tem margem de erro de dois pontos percentuais.