terça, 01 de julho de 2025
Euro Dólar

BANDA MARCIAL DE ESCOLA MUNICIPAL EM PIRAJÁ REVELA EXPECTATIVA PARA DESFILE NO 2 DE JULHO

LUIZA SANTOS - 01/07/2025 19:01

Com 26 anos de história, a Banda Marcial Alexandrina Santos Pita (Banda Masp) se prepara para se apresentar em mais um ano de celebrações da Independência do Brasil na Bahia. Na segunda-feira (30), integrantes da banda se reuniram na escola municipal de mesmo nome, situada em Pirajá, para o ensaio final.

Com instrumentos de sopro e de percussão, bandeiras e estandarte, os alunos treinaram os passos e o ritmo para fazer bonito nesta terça (1º), durante a chegada do fogo simbólico ao Largo de Pirajá, e também durante o cortejo cívico do 2 de Julho, pelas ruas do Centro de Salvador, na quarta-feira (2). No repertório, canções eruditas e também da MPB e do axé music. Os ensaios ocorrem ao longo de todo o ano, de terça a sexta, a partir das 14h, e aos sábados, das 17h às 19h.

Satisfação – “Essa é uma atividade que eu exerço com gosto e, quando a gente trabalha com o que gosta, é muito satisfatório. A música é o que está no sangue, então é uma responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, uma atividade prazerosa. É um conhecimento que eu aprendi lá atrás, quando era aluno, e que hoje passo para esses adolescentes e jovens que integram a banda. E essa caminhada, graças a Deus, até hoje, tem me sustentado”, conta Marcos Ramos, sub-regente e um dos fundadores da banda.

Este ano, a Banda Masp irá desfilar com uma média de 120 integrantes. “Iniciaremos este ano no pavilhão cívico, com as bandeiras do estado. Para mim, é uma satisfação fazer esse trabalho importante na escola, ocupando as mentes dos jovens com essa atividade cultural, que envolve música e expressão corporal. O 2 de Julho é melhor que qualquer competição, é sempre um dia incrível”, afirma o regente Emerson Brito.

Desenvolvimento – Beatriz Azevedo, 14 anos, tem dois anos na Masp e revela o impacto do grupo na própria vida. “É muito bom para a minha experiência pessoal, pois eu pude conhecer várias pessoas, aprendi a tocar alguns instrumentos, como bumbo e prato, e conheci lugares novos também, porque a gente viaja bastante. Desde que eu entrei, nós já fomos para Queimadas, Cachoeira e Conceição do Coité, aqui mesmo na Bahia, nos apresentar”, relata ela, que está cursando o 9º ano na Escola Municipal Alexandrina Santos Pita.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.