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PROJETO DE TREM DE ALTA VELOCIDADE ENTRE SALVADOR E FEIRA AVANÇA COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Matheus Souza - 27/06/2025 18:50

O Governo da Bahia deu mais um passo importante para modernizar a infraestrutura de transporte no estado. O projeto de implantação de uma ferrovia de alta velocidade entre Salvador e Feira de Santana foi apresentado nesta sexta-feira (27), durante reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), realizada no auditório da Secretaria de Planejamento (Seplan).

Com investimento estimado em R$ 7 bilhões, o projeto do Trem Intercidades (TIC) está em análise na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para autorização da operação. A proposta prevê ligar as duas maiores cidades da Bahia em apenas 35 minutos.

A linha terá aproximadamente 98 quilômetros de extensão e contará com dez estações, incluindo uma em Águas Claras — ponto estratégico onde está em fase final a construção do novo terminal rodoviário integrado a ônibus, metrô e VLT.

Durante a reunião, o engenheiro Danilo Ferreira, da empresa TIC Bahia, apresentou os aspectos técnicos e de viabilidade do empreendimento, que vem sendo articulado com outras iniciativas de infraestrutura conduzidas pelo Estado.

De acordo com o assessor especial da Seplan e coordenador do GTI, Antônio Alberto Valença, o projeto vem sendo aprimorado ao longo dos anos. “Inicialmente, a proposta previa o transporte exclusivo de passageiros. Mas, em diálogo com o Governo do Estado, o modelo foi atualizado para também permitir o transporte de cargas, o que amplia significativamente seu potencial logístico e econômico”, explicou.

Segundo Valença, a intermodalidade é um diferencial estratégico. “O container revolucionou a logística moderna. Ele permite que uma mesma carga seja movimentada por navio, trem e caminhão, otimizando o tempo e reduzindo os custos de transporte”, destacou.

Outro ponto forte da proposta é o impacto positivo no desenvolvimento da região entre Salvador e Feira de Santana, considerada uma extensão da Região Metropolitana. “Estamos falando de um eixo com grande capacidade de atrair novos investimentos e dinamizar a economia. O projeto tem sido bem avaliado pelo Ministério dos Transportes justamente por reunir atributos técnicos e econômicos”, completou Valença.

A apresentação do projeto contou com a presença do deputado federal Zé Neto, além de representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Desenvolvimento Econômico (SDE) e Casa Civil, bem como de outros órgãos e empresas como a Companhia de Transportes da Bahia (CTB), BahiaInveste e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Sobre o Grupo de Trabalho Intersetorial

Criado por meio do Decreto nº 23.428, de 10 de fevereiro de 2025, o Grupo de Trabalho Intersetorial é composto por representantes de 12 órgãos do Governo do Estado, entre titulares e suplentes. O GTI é responsável por elaborar diagnósticos e propor soluções para os principais desafios logísticos da Bahia, com foco na integração multimodal, na superação de gargalos e na atração de investimentos sustentáveis. A proposta é consolidar a infraestrutura logística como um vetor estratégico para o desenvolvimento regional e o fortalecimento da economia baiana.

 

Foto: Ascom/Seplan

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