sexta, 25 de abril de 2025
Euro Dólar

SALDO DA CARTEIRA DE CRÉDITO DEVE CRESCER 1,1%

LUIZA SANTOS - 25/04/2025 15:27

O saldo total da carteira de crédito deve mostrar crescimento de 1,1% em março, com destaque aos recursos voltados às empresas, que devem apresentar alta de 1,5%, mostra a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban. Apesar do avanço no mês, o ritmo de expansão anual da carteira deve desacelerar de 11,8% para 11,1%.

A pesquisa é divulgada mensalmente como uma prévia da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central. As projeções são feitas com base em dados consolidados dos principais bancos do país. O Banco Central divulgará a Nota de Política Monetária e Operações de Crédito no próximo dia 29 de abril.

O bom resultado esperado para o crédito às empresas deve ser puxado pela carteira com recursos livres, que deve mostrar alta de 1,7% no mês, impulsionada pela sazonalidade positiva das linhas de fluxo de caixa, típicas no fechamento de trimestre.

No entanto, a alta deve ser bem inferior à registrada em março de 2024 (+4,2%), com o ritmo de expansão anual da carteira pessoa jurídica livre desacelerando de 9,8% para 7,1%, explicando a perda de tração da carteira total. O crédito pessoa jurídica direcionado também deve mostrar um bom crescimento em março, de 1,3%, sustentado por programas públicos.

A carteira às famílias, por sua vez, deve apresentar uma alta mais modesta, de 0,8% no mês, embora mantendo o ritmo de expansão anual em patamar bastante robusto, em 12,3% (ante 12,5% em fevereiro). A maior alta deve vir da carteira direcionada (+1,1%), enquanto a carteira livre deve avançar 0,6%, ainda sem capturar o possível ganho de tração com o lançamento do crédito consignado privado e impactada pela alta dos juros, que tem afetado as linhas de crédito pessoal e de veículos.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.