A votação para a 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) não será mais realizada nesta semana e foi adiada para uma nova data. A presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), confirmou a mudança nesta segunda-feira (7).
“A gente precisa deixar claro que só houve uma convocação [para a eleição]. Por falta de quórum, nós adiamos. E, à primeira vista, a gente pode votar numa segunda, numa terça, numa quarta, numa quinta… Precisa fazer a convocação”, destacou Ivana em entrevista ao BNews.
“Como amanhã vários deputados estão fora da casa, ou talvez até eu estarei fora, o deputado Tiago Correia está viajando, o deputado Marcinho, vários. A decisão nossa é pautar para a semana que vem, será antes da Semana Santa a nossa decisão”, completou.
O processo tem sido marcado por disputas internas no PT. O partido indicou a deputada Fátima Nunes, mas Júnior Muniz, também da sigla, resolveu lançar candidatura própria. Após um período de tensão, Fátima afirmou estar confiante.
“A gente tem feito aqui um bom diálogo, sempre com outros colegas, parceiros, nossa presidenta, nosso líder da casa. E nossos companheiros de caminhada do partido. A luta das mulheres também tem se manifestado bastante, as mulheres do Partido das Trabalhadoras, ou seja, há um sentimento de que é bom que a Assembleia que já está com a presidenta eleita, empossada, que é a nossa Ivana Bastos, seja também ajudada como vice pela deputada Fátima Nunes. Então, estou muito feliz com isso. Vai dar certo”, declarou.
Questionada sobre se o impasse com Muniz teria sido resolvido, respondeu: “Tudo tranquilo, tudo tranquilo”.
Muniz teria tentado articular apoio entre parlamentares resistentes à indicação de Fátima. A movimentação, contudo, perdeu força e deve ser superada.
Foto: Vaner Casaes e Sandra Travassos/ALBA