A obra do túnel submerso que ligará Santos e Guarujá, um investimento estimado em R$ 5,8 bilhões, já atraiu sete empreiteiras, que se organizaram em quatro consórcios, e duas delas tem grandes projetos na Bahia.
A concorrência para concessão da obra, tem leilão previsto para 1º de agosto. O projeto contará com recursos do governo federal e do governo estadual de São Paulo.
Entre as empreiteiras está a China Communications Construction Company (CCCC) – responsável pela construção da ponte Salvador-Itaparica, na Bahia, em parceria com a China Railway 20th Bureau Group Corporation (CRCC20) – que pretende liderar um consórcio ao lado da portuguesa Mota-Engil.
Outra empresa interessada e com DNA baiano é a Novonor (antiga Odebrecht), que se juntou com a Queiroz Galvão para formar um consórcio 100% brasileiro.
Outra forte candidata é a espanhola Acciona, responsável pela Linha-6 Laranja do metrô de São Paulo, que tem experiência na construção de túneis ferroviários na Europa.
A italiana Webuild também demonstrou interesse e pode formar um consórcio com a brasileira Andrade Gutierrez para disputar a concessão. A empresa possui expertise na construção de obras complexas, como o sistema de comportas de Veneza, projetado para evitar inundações na cidade italiana.
O contrato prevê a construção de um túnel de 1,5 quilômetro, sendo 870 metros submersos, reduzindo o tempo de viagem entre Santos e Guarujá para apenas dois minutos.
O projeto inclui a construção de seis faixas de tráfego (três por sentido) para carros, caminhões e motos, com uma pista adaptável para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Também haverá uma ciclovia e passagem para pedestres.