Segundo informações de um estudo feito pelo LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo, vinte e cinco cargos cresceram mais nos últimos três anos em todo o Brasil e devem continuar em alta em 2025. Essas tendências reforçam movimentações do mercado, como a preocupação das empresas com a segurança de suas operações e a proteção de dados, a expansão e a consolidação do marketing digital, além do cuidado com a saúde mental e a adesão às práticas sustentáveis.
Para chegar a taxa de crescimento dos cargos, especialistas analisaram milhões de vagas ocupadas por usuários do LinkedIn entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de julho de 2024. Eles levaram em consideração apenas cargos com crescimento consistente, com número suficiente de anúncios de vagas no último ano e um aumento significativo até 2024.
Em Salvador, o destaque são para os cargos de coordenador de manutenção, professor de inglês, especialista em marketing, inspetor de qualidade, analista tributário, representante comercial de vendas, representante de marketing de campo, coordenador de vendas, bombeiro e assistente de compras.
Outro ponto de destaque é a ascensão do professor de inglês entre os cargos em alta. Carol Ribeiro, professora de inglês há mais de 25 anos, foi contratada recentemente para a capacitação de uma equipe de um hotel localizado no Litoral Norte da Bahia. “O treinamento de três meses que, na verdade, foi um mega intensivo, foi para uma equipe de recepcionistas diante da demanda de turistas, mas também já fui procurada recentemente para aulas de gestores baianos de uma empresa que se preparavam para a internacionalização de mercado”, recordou.
Empregos em alta no Brasil
Crédito: Pexels