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BYD EMPATA COM A JEEP E JÁ PARTICIPA COM MAIS DE 4% DO MERCADO. MONTADORAS ANALISAM PROCESSO ANTIDUMPING

Redação - 28/01/2025 17:18 - Atualizado 29/01/2025

A indústria estabelecida de veículos no Brasil está estudando encaminhar pedido de processo antidumping contra montadoras chinesas, que têm contado com importações para se firmarem no país, Segundo informa o presidente da Anfavea –Associação de Montadoras de Veículos, Marcio de Lima Leite.

A BYD vende modelos importados da China enquanto constrói sua fábrica em Camaçari, do mesmo jeito que a GWM.

A BYD terminou dezembro entre as dez maiores marcas de veículos leves do país, com 4,14% de participação no total de vendas no mercado interno, à frente da Honda e da Nissan e praticamente empatada com a Jeep, do grupo Stellantis. No acumulado do ano, a empresa chinesa ficou na décima posição  com 3,1% do mercado.

Considerando apenas veículos elétricos e híbridos, BYD e GWM lideraram o mercado brasileiro: BYD vendeu 76,8 mil carros e comerciais leves no Brasil em 2024 e GWM 29,2 mil unidades, ante 20,3 mil híbridos da Toyota e 8,6 mil unidades da Volvo Car, que é subsidiária da chinesa Geely.

Mas serão incluídas também marcas que vendem caminhões, ônibus e máquinas agrícolas e rodoviárias.

O antidumping ocorre quando uma, ou várias empresas , exporta um produto a um preço inferior ao preço normalmente cobrado em seu mercado interno”.  O pedido é feito ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços,

Se o processo for aberto, haverá uma investigação do país alvo do dumping e se determinará se a prática está causando “dano material” no país importador. O resultado pode ser  a aplicação unilateral de sobretaxa sobre importações de produtos das empresas alvo da investigação. (IN)

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