“Liderança feminina: o movimento que transforma”. Este é o tema da palestra que será ministrada pela cofundadora e vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin, Janete Vaz, nesta quinta-feira, 20, às 8h, em celebração ao mês das mulheres. O evento faz parte da 8ª edição do “Café Empresarial Cieb: Conexões que geram resultados”, promovido pelo Centro das Indústrias do Estado da Bahia (Cieb), e será realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), localizado na rua Edístio Pondé, 342, no bairro do Stiep, em Salvador.
“É um enorme prazer estar em Salvador novamente, participando de um evento tão importante, como é o ‘Café Empresarial CIEB’, especialmente em um mês dedicado à luta e às conquistas das mulheres. Por isso, tenho muita satisfação em poder compartilhar um pouco de minha experiência como empreendedora e empresária. Uma história que começou há 40 anos, quando eu e minha sócia, Sandra Soares Costa, fundamos o Sabin, com uma unidade e três colaboradores. Atualmente, o Grupo Sabin é um dos principais players do setor de medicina diagnóstica do Brasil e é uma empresa reconhecida pela qualidade e excelência e que constrói um ecossistema para integrar os parceiros da cadeia produtiva da saúde”, afirma.
Janete destaca que a empresa é uma referência nacional em representatividade feminina. “Atualmente, temos mais de 7 mil colaboradores distribuídos em 358 unidades nas cinco regiões do país. Deste total, 77% são mulheres. Uma proporção semelhante (74%) está representada em cargos de liderança. Esse cenário nacional também pode ser observado na nossa operação na Bahia, que conta com 78,8% dos postos de chefia ocupados por mulheres”, pontua ela, aconselhando que as mulheres que desejam tirar o sonho da gaveta e empreender devem ter coragem. “Os desafios virão, mas não desista diante dos obstáculos, siga em frente, porque tudo vai dar certo. O que impede as mulheres de ter sucesso é o medo. Por isso, busquem conhecimento, tenha humildade e não tenham vergonha de pedir ajuda, existem muitas pessoas dispostas a te dar conselhos e orientações. É preciso ter coragem para enfrentar os desafios, entendendo que todas as respostas que você precisa estão depois do primeiro passo”.
Foto: Marcos Welber/ Acervo Sabin