quinta, 09 de janeiro de 2025
Euro 6.3492 Dólar 6.1604

ACORDO DA VALE COM ANTT ABRE CAMINHO PARA FCA FICAR COM O CORREDOR FERROVIÁRIO BAHIA/MINAS. MAS MINAS QUER TODO O INVESTIMENTO.

Redação - 08/01/2025 18:25 - Atualizado 09/01/2025

A Vale e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) assinaram os termos aditivos para a Estrada de Ferro dos Carajás e para a Estrada de Ferro de Vitória a Minas.

O acordo abre caminho para que seja fechada uma proposta para a renovação antecipada de outra ferrovia, a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica). A VLI, concessionária do trecho, tem a Vale como sócia.

A negociação da renovação antecipada da FCA, no entanto, ainda depende de uma decisão sobre o que será feito com o trecho da ferrovia que liga a Bahia a Minas Gerais. O governo da Bahia, com apoio da Casa Civil, defende a revitalização desse trecho e a concessionária encaminhou proposta oficial para ficar com ele.

O problema é que o governo de Minas Gerais quer investimentos na melhoria e extensão de trechos da ferrovia no estado para ampliar as cargas que vão para os portos do Espírito Santo. Segundo uma fonte ligada ao processo, só há recursos imediatos na extensão do contrato para um desses investimentos. A tentativa é manter as duas obrigações dentro do contrato, mas alongando os prazos de investimentos.(AI).

Veja Também: Repactuação da FCA pode estimular a Vale a assumir a Bamim e a Fiol 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.