A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, nesta última semana antes do recesso, a concessão do título de cidadania baiana a dois ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): Juscelino Filho, das Comunicações, e Celso Sabino, do Turismo, ambos filiados ao União Brasil. As honrarias serão entregues em 2025 e foram propostas pelo deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil), que tem uma relação próxima com os dois ministros, que costumam visitar o estado em agendas oficiais ou compromissos políticos e pessoais.
Em relação a Celso Sabino, Marcinho justificou a homenagem destacando que o ministro “contribuiu para o crescimento do turismo na Bahia em 11,4% em 2023, ficando acima da média nacional, segundo o IBGE”. Segundo ele classificou, “o maior desempenho do estado na série anual histórica”. Já sobre Juscelino Filho, o deputado ressaltou a atuação do ministro “na expansão da telefonia rural e redes de internet, o que beneficiou a Bahia, inclusive com a instituição de diversas rádios comunitárias”.
Na mesma sessão, a AL-BA aprovou também o projeto do deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) que concede a Comenda Dois de Julho ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). A Comenda Dois de Julho, a mais alta honraria da Casa, reconhece personalidades pelos serviços prestados ao Brasil e à Bahia.
“Estou muito feliz com a aprovação dessa homenagem ao governador Ronaldo Caiado, que é uma grande liderança nacional e possui todas as credenciais para ser, também, o presidente da República. Ele é uma voz firme na defesa do agronegócio e do desenvolvimento do Brasil, o que também beneficia diretamente a Bahia, um dos maiores estados produtores do país”, afirmou Sandro Régis após a aprovação.
O deputado, que integra a Comissão de Agricultura da AL-BA, destacou a trajetória de Caiado como médico, produtor rural e líder político. O governador de Goiás tem vasta experiência pública, incluindo cinco mandatos como deputado federal, um como senador e duas eleições consecutivas ao governo de Goiás, em 2018 e 2022, ambas com expressiva votação. Para Sandro Régis, Ronaldo Caiado se destaca nacionalmente pela “conduta ética e pela defesa do agronegócio, setor que representa cerca de um terço da economia brasileira”. A cerimônia de entrega da Comenda 2 de Julho será realizada em data a ser definida.
Foto: Reprodução/Agência Alba