A CDL Salvador trabalha com a expectativa de crescimento nas vendas do Black Friday de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Este ano, a data cai na sexta-feira, dia 29/11, movimentando o fim de semana, além de registro de promoções que vão ocorrendo ao longo do mês. Segundo a instituição, para o período, o ticket médio deve ficar em 150,00
Os dados levantados pela CDL Salvador se baseiam em pesquisa de mercado e consulta aos lojistas e parceiros do setor. “Ao longo do tempo, a Black Friday se tornou uma das datas mais importantes do último trimestre do ano, servindo como um esquenta e uma prévia para as compras de Natal”, avalia o presidente da instituição, Alberto Nunes.
O presidente diz que o empresário do varejo está otimista com as vendas. “As lojas começam a se preparar bem antes, separando os estoques e novidades, organizando as vitrines, estudando os descontos e facilidades, tudo para atrair o consumidor e aproveitar a movimentação do período”, afirma.
Os setores beneficiados com a Black Friday são bem amplos, mas costumam ter destaque os de eletrônicos, celulares, roupas, sapatos e acessórios, artigos para o lar, móveis, eletrodomésticos e perfumaria. Há grande movimentação tanto nas vendas físicas como no comércio eletrônico.
Foto: Divulgação