Um grupo de colaboradores da fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, embarca nesta segunda-feira (28) para Shenzhen, na China, onde participará de um treinamento especializado. Durante a estadia, eles terão a oportunidade de acompanhar a produção de veículos eletrificados da marca.
A equipe é composta por mais de 70 profissionais, incluindo 35 colaboradores que concluíram o curso de aperfeiçoamento em operação automotiva oferecido pelo Senai em parceria com a BYD. Além desses, seguem também líderes de produção recém-contratados, professores do Senai e tradutores. A maioria dos contratados é baiana, principalmente de Camaçari, local onde a BYD está construindo sua maior fábrica fora da Ásia.
“É fundamental essa troca de experiências entre as equipes do Brasil e da China. Os colaboradores de Camaçari serão futuros multiplicadores da cadeia de produção de veículos elétricos. Já os profissionais chineses também poderão aprender com as experiências dos brasileiros na produção automotiva. É um intercâmbio em que todos ganham conhecimento para se destacar no mercado”, afirma Rodrigo Rosseto, gerente sênior de Recursos Humanos da BYD Auto do Brasil.
Esta é a segunda turma enviada à China, mas é a primeira vez que inclui participantes formados pelo curso do Senai. Durante o intercâmbio, o grupo participará dos cursos de ‘Supervisão de Montagem e Qualidade em Processos Automotivos’ e ‘Manutenção de Sistemas Industriais’.
Antes da viagem, os profissionais passaram por uma capacitação de 44 horas, com treinamento para líderes e técnicos ministrado por especialistas em Recursos Humanos, Processos Industriais e Projetos. Na última sexta-feira (25), ocorreu a cerimônia de entrega dos certificados e a revisão dos detalhes do intercâmbio.
Em agosto, a primeira turma, com 22 especialistas, incluindo engenheiros e líderes das áreas de qualidade, processos e logística, já havia embarcado para a China. O grupo era composto por 19 baianos, além de profissionais de outros estados e um mexicano.
Foto: Divulgação/BYD