quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.833

GOVERNO VAI DAR A INICIATIVA PRIVADA A CONCESSÃO DA GESTÃO DO CANAL DE ACESSO DO PORTO DE SALVADOR

Redação - 26/10/2024 09:22 - Atualizado 27/10/2024

A gestão dos canais de acesso, inclusive a dragagem, do Porto de Salvador será concedida à iniciativa privada, juntamente com a de outros quatros portos do país.  O governo já está fazendo estudos e, no caso de Salvador, a concessão deve sair no final de 2025 ou em 2026. Serviços como a dragagem, que é a retirada dos sedimentos do leito do mar para manter a profundidade do local, passarão a ser de uma empresa específica, em contratos de longo prazo.

No caso do Porto de Salvador, administrado pela Codeba – Companhia Docas do Estado da Bahia, o projeto prevê a concessão parcial de acessos terrestres, aquaviários, gestão patrimonial e outros serviços relacionados à administração portuária, mantendo o papel da autoridade portuária pública. É possível que o porto de Ilhéus também entre na concessão.

Estão previstos, com contratos de longo prazo, serviços que devem ser permanentes, como a dragagem, a derrocagem e a sinalização, que assim terão mais previsibilidade, segundo o  ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. “Além disso, os contratos de longo prazo vão substituir ações pontuais, que mudam o tempo todo, conforme o governo local”, diz o ministro.

O governo afirma que quer leiloar 22 terminais portuários até o fim de 2025, com R$ 8,7 bi de investimentos. Estão previstos outros 13 leilões em 2026, com mais R$ 2,3 bilhões. Com informações da Folha de São Paulo. As primeiras concessões serão dos canais de acesso ds seguintes portos: Porto de Paranaguá, no Paraná,  Porto de Itajaí, em Santa Catarina, Porto de Santos, em São Paulo, Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, Porto de Salvador, na Bahia. Com informações da Folha de São Paulo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.