Nesta sexta-feira (6), a Neoenergia Coelba apresentou as ações de melhorias e reforço da rede elétrica que estão sendo realizadas na região do Litoral Norte para o período de alta temporada no verão. A distribuidora está executando um plano de aproximadamente R$ 30 milhões que contempla a troca de mais de 200 transformadores, instalação de novas tecnologias para recomposição remota e eficiente da rede elétrica e realização de mais de 25 mil podas na região.
O planejamento da distribuidora teve início há meses, quando o mapeamento das ações e as inspeções da rede elétrica começaram a ser realizados pelos profissionais da empresa. No total, 4,53 mil quilômetros da rede elétrica foram inspecionados pelos eletricistas para verificar possíveis melhorias a serem realizadas.
Para reforçar a rede elétrica da região, somente em 2024 a distribuidora está investindo R$ 2,6 milhões para executar obras estruturantes para o Verão. Um novo posto de transformação de potência foi instalado na Subestação Imbassaí, aumentando a capacidade de fornecimento. Em Jauá, Conde, Guarajuba e Praia do Forte, religadores automáticos estão sendo instalados no sistema de distribuição, aumentando a flexibilidade operacional.
Até novembro, a Neoenergia Coelba também irá inaugurar uma nova base operacional em Guarajuba. A unidade está sendo construída em um local que facilita o deslocamento e irá atender exclusivamente o Litoral Norte, reduzindo o tempo de atendimento a possíveis ocorrências. Outra novidade é a instalação de 120 EasyTrafos, equipamento que monitora em tempo real a carga dos transformadores e permite uma atuação de resposta mais rápida e eficiente.
“Estes equipamentos são uma novidade no sistema elétrico da Bahia. Iremos instalá-los para monitorar em tempo real o carregamento dos transformadores e poder agir de imediato caso haja algum aumento não previsto, evitando possíveis ocorrências. A instalação ajudará a verificarmos a sazonalidade das cargas e se há aumento de carga sem a devida comunicação prévia à distribuidora”, explicou o superintendente de Operações da Neoenergia Coelba, Leonardo Silva.
Foto: Divulgação Neoenergia Coelba