O candidato a prefeito Chico França (PL) pretende democratizar e desburocratizar o acesso da população aos serviços públicos de saúde em Itabuna. “Se eu for eleito, o cidadão itabunense não vai precisar mais ficar pedindo a um e a outro para conseguir fazer uma consulta ou um exame”, afirma. Segundo Chico França, é muito comum os vereadores desempenharem o papel de despachante, quando seus eleitores precisam fazer a marcação dos atendimentos médicos na rede municipal de saúde pública.
“O vereador não pode ser um despachante político dos serviços de saúde pública. A função dele não é essa. É legislar e fiscalizar o Poder Executivo. Representar o povo. Se assumiu essa função é porque o sistema de saúde municipal não está funcionando bem”, afirma o candidato de Bolsonaro.
Chico França planeja implantar uma central de marcação eficiente com atendimento presencial e remoto, por telefone e WhatsApp, que dê autonomia ao cidadão, acabando com a necessidade do despachante político. “Mas, para isso, precisamos também reestruturar todo o sistema de saúde municipal. Resolver os gargalos”.
Estão nos planos de Chico França construir novas Upas em diferentes bairros de Itabuna para não sobrecarregar o Hospital de Base com atendimentos de urgência e emergência, evitando assim sua superlotação, deixando-o disponível para os procedimentos mais complexos.
“Vamos aumentar o número de equipes de saúde da família e agentes comunitários de saúde para cobrir 100% da população. Também ampliaremos a oferta de consultas de especialistas, exames e procedimentos, além de oferecermos o serviço de telemedicina para facilitar o acesso a consultas médicas”, garante Chico.
Foto: divulgação