Aulas shows, degustações e a presença de 14 chefs renomados marcaram o primeiro dia do Mesa ao Vivo Bahia, explorando o tema: ‘Cozinha Turístico-Criativa: A Arte da Culinária Baiana. Ingredientes típicos do estado foram utilizados em alguns preparos da 9ª edição baiana, que ocorre no Mercado do Rio Vermelho. Realizada pelo Núcleo de Inteligência em Gastronomia Mundo Mesa, o evento conta com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Turismo (Setur) e Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O Mesa foi oficialmente aberto pelo diretor Executivo da Mundo Mesa, Georges Schnyder, pelos secretários da SDE, Angelo Almeida, e da Setur, Maurício Bacelar, além da representante da CAR, Helca Alves.
Segundo Angelo Almeida, secretário da SDE, o Mesa ao Vivo Bahia fortalece um novo conceito da gastronomia brasileira, integrando o público, a teoria e a prática, considerando a singularidade da nossa Bahia. “Este é um grande encontro do desenvolvimento econômico, da cultura baiana, do turismo gastronômico e da agricultura. Todos os produtos utilizados pelos chefes são da nossa Ceasinha, valorizando o trabalho dos nossos permissionários. Seguimos o propósito do governador Jerônimo Rodrigues, que nos incumbiu de movimentar e expor o potencial que o equipamento tem para a capital”.
“O Governo do Estado faz um amplo trabalho de promoção do destino Bahia, e a nossa gastronomia tem um papel fundamental na atração de visitantes, pois reúne sabores especiais e únicos. O Mercado do Rio Vermelho é um dos principais centros gastronômicos e turísticos de Salvador, local ideal para o Mesa ao Vivo, onde chefes de cozinha renomados utilizam produtos genuinamente baianos”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Os chefs Kafe e Dante Bassi, do restaurante Manga, foram os responsáveis pela abertura da Cozinha Show. “A gente teve a honra de abrir todas as aulas com as nossas receitas, acho muito importante esse evento para a valorização da Ceasa e de todos os vendedores. A gente compra coisas aqui quase todos os dias, achei lindo o espaço que vocês fizeram. Eu já tinha vindo o ano passado, o evento só está começando e será um sucesso”, afirma Kafe Bassi.
Confira a programação do sábado (07)
10h30 às 11h15: Cozinha Show – Fabrício Lemos e Lisiane Arouca (Origem, Omi, Origem, Omi, Segreto Megiro, Fera Palace Salvador)
10h45 às 1130: Cozinha 2 – Jadson Nunes (705 Restaurante e Bar)
11h45 às 12h30: Caco Marinho e Zeca Bezerra (Instituto Ori e Aliança Kirimurê)
13h às 13h45: Cozinha Show – Marsia Taha Mohamed (Gustu Restaurant – La Paz/Bolívia)
13h15 às 14h: Cozinha 2 – Guido Mariano (Sommelier, Chico Valley Wine Shop)
14h15 às 15h: Cozinha Show José Morchon (La Taperia)
14h30 às 15h15: Cozinha 2 – Fernando Santos (Barista do grupo 3Corações)
15h30 às 16h15: Cozinha Show – Dalton Soares e Edilai Fonseca (Panela de Bairro e Cantinho da Moqueca)
15h45 às 16h30: Cozinha 2 – Renata Magalhães e Gabriela Araújo (Especialistas em Queijos Artesanais Brasileiros)
17h às 17h45: Cozinha Show – Claude Troisgros (Chez.Claude Rio e SP, Restaurante Mesa do Lado)
17h às 17h45: Cozinha 2 – Carlos Anunciação (Companhia da Cachaça)
As inscrições para a Cozinha 2 estão encerradas, mas as aulas da Cozinha Show, montada na praça de alimentação da Ceasinha, é aberta ao público.
FOTO: Mário Marquez/SDE