Faltando praticamente um mês para o 1º turno das eleições, que ocorre em 6 de outubro, e de acordo com as pesquisas disponíveis, Bruno Reis deve ganhar a eleição para Prefeitura de Salvador com larga margem. Até o momento, a campanha dos candidatos no horário eleitoral na televisão está morna e se não houver fatos novos dificilmente haverá segundo turno.
A constatação vem dos números que os candidatos apresentam nas pesquisas, em torno de 65% do eleitorado indicando Bruno, enquanto Geraldo fica abaixo de 10% e Kleber Rosa na faixa de 5%. Mais grave ainda é a pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, e o prefeito Bruno Reis aparece com larga vantagem, citado por 33,3% dos eleitores, enquanto Geraldo Jr. é lembrado por cerca de 3%.
Esse cenário mostra que sem fatos novos, a eleição está definida à favor da reeleição do atual prefeito. Que fatos novos poderiam ser estes?
A entrada do Presidente Lula de cabeça na campanha, o que até agora não aconteceu ou então a desistência do candidato da PSOL, que tira votos de Geraldo Jr. sem ter qualquer possibilidade eleitoral de ir para o segundo turno.
Mesmo com esses fatos será difícil viabilizar o 2º turno na eleição de Salvador. Outros fatos, poderiam mudar o cenário, como o resultado de debates, denúncias ou fatos ligados diretamente ao eleitorado, mas isso pode acontecer tanto para Bruno Reis quanto para Geraldo Jr.
Outro destaque importante é que até o momento a campanha na televisão não vazou para as redes sociais. Além disso, nessa área, os candidatos da oposição parecem longe de mexer com o eleitorado.
O fato é que Bruno Reis é prefeito bem avaliado e o eleitorado baiano, mesmo o de Salvador, tem resistência à mudança de voto. Assim, no atual cenário e pelo andar da carruagem o prefeito de Salvador vai ser reeleito no 1º turno. (EP – 02/p9/2024)