Depois do adiamento de três meses em razão do desastre climático causado pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio, a prova do Concurso Público Nacional Unificado, também conhecido como ‘Enem dos Concursos’, será realizado no dia 18 de agosto, próximo domingo. Na Bahia, mais de 162 mil pessoas se inscreveram para fazer o exame – o maior quantitativo do Nordeste –, que dá a chance de concorrer a uma das 6.640 vagas para 21 órgãos públicos em todos os estados do Brasil. Os salários vão de R$ 4.407,90 a R$ 22.921,70.
Dentre o total de vagas, 5.948 são para o nível superior (graduação) e 692 para nível médio. Desse total, 20% estão reservadas para pessoas negras, 5% para pessoas com deficiência e 30% para indígenas nos cargos para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). As vagas são divididas por cargos com áreas de atuação governamental semelhantes, que foi denominado como bloco temático. O grupo mais concorrido é o 8, que reúne todas as vagas de nível médio e registrou 694 mil inscrições.
No território baiano, a aplicação das provas ocorrerá em 18 municípios, sendo eles Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. As provas serão divididas em dois turnos, com início às 9h e às 14h30, respectivamente. Pela manhã, todos os candidatos realizarão uma prova discursiva e objetiva comum a todos os blocos. À tarde, será a vez das questões específicas de cada área, com mais ênfase nas áreas de concentração de nível superior.
A divulgação dos resultados está prevista para ocorrer até o dia 21 de novembro e a convocação para posse deve ter início em janeiro de 2025. Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (15), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que haverá três listas de convocação dos candidatos aprovados, e aqueles que não responderem a nenhuma delas serão desclassificados.
Na oportunidade, Esther Dweck comentou o fato de 65% dos mais de 2,11 milhões de candidatos inscritos no Brasil ainda não terem ido conferir o local onde farão as provas no domingo e orientou os participantes a acessarem a Área do Candidato. “Façam uma prova com tranquilidade, mas, por favor, não deixem de acessar o cartão de confirmação de inscrição, com seu local de prova, e checar se está tudo certo. Então, vocês conhecem o local e ficam tranquilos para fazer a prova”, aconselhou.
Crédito: Shutterstock