sábado, 07 de setembro de 2024
Euro 6.2147 Dólar 5.6022

EXPOSIÇÃO “RAÍZES: COMEÇO, MEIO E COMEÇO” JÁ ATRAIU MAIS DE 3,5 MIL PESSOAS AO MUNCAB

LUIZA SANTOS - 24/07/2024 19:36

Em apenas quatro dias de visitação, a exposição “Raízes: Começo, Meio e Começo” já recebeu 3,5 mil visitantes no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), no Centro Histórico de Salvador. Com mais de 200 obras de 80 artistas negros, como Emanoel Araújo, Heitor dos Prazeres, Lita Cerqueira e Juarez Paraíso, a mostra aberta na última sexta-feira (19) tem atraído pessoas de diferentes idades e lugares.

Amigas de profissão, a norte-americana Alex Rodriguez, de 28 anos, e a britânica Sophia Anderson, 31, que são professoras de Inglês na Colômbia, estiveram no equipamento para conhecer um pouco mais da cultura local. “Ontem estivemos em uma apresentação do Balé Folclórico da Bahia, gostamos muito. Hoje, pesquisamos por museus e retornamos à região para conhecer um pouco mais da história e cultura daqui”, contou Sophia.

Próximo a elas, o advogado Cleber Santos, de 41 anos, observava atento cada obra de arte ao lado da esposa e do filho. “A exposição está muito bonita e é uma oportunidade de visitar a nossa história, enquanto povo negro. Achei bacana essa concepção. O baobá foi um dos elementos cênicos que mais chamaram a minha atenção, pois ele simboliza a longevidade e a vida e é ele quem abre a exposição”, opinou.

A mostra segue aberta até 9 de março de 2025, de terça a domingo, das 10h às 17h, com acesso até as 16h30. O equipamento fica na Rua das Vassouras, 25, no Centro Histórico, e os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia), com gratuidade às quartas-feiras. A exposição enaltece as tecnologias das matrizes africanas que moldaram a construção identitária do Brasil e propõe a circularidade do tempo, a conexão do presente e do futuro com os antepassados.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.