sexta, 19 de julho de 2024
Euro 6.098 Dólar 5.6089

MEMORIAL 2 DE JULHO REABRE NESTA QUARTA (10)

Victoria Isabel - 10/07/2024 08:15

Após estar fechado devido aos preparativos ao 2 de Julho – Independência do Brasil na Bahia, o Memorial Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha, será reaberto nesta quarta-feira (10), a partir das 10h. No ato, será realizada uma visita guiada especial para o Batalhão Quebra-Ferro, crucial na narrativa da festa e para o funcionamento do próprio memorial.

Durante este mês, o Memorial estará promovendo visitas também para outros grupos representativos da festa, tais como fanfarras, balizas e grupos de povos indígenas. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 17h, com entrada permitida até às 16h. O acesso é gratuito e ocorre por meio de agendamento, através de pedidos feitos pelo e-mail [email protected].

Com o objetivo de destacar tanto a importância histórica da Guerra da Independência da Bahia como o cortejo que celebra anualmente o acontecimento histórico de 1823, o equipamento completa, no próximo dia 17, um ano de funcionamento com alta frequência de visitas, tanto em grupos como individuais, feitas por quem deseje conhecer de forma imersiva este pedaço da história do Brasil na Bahia. De julho de 2023 a junho de 2024, o local recebeu cerca de 8,3 mil visitantes.

De acordo com a coordenadora de Equipamentos Culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Renata Camarotti, o local é, principalmente, uma homenagem às pessoas que mantêm viva a celebração. “Falo dos puxadores dos carros, aderecistas, devotos, regentes, músicos, balizas e, é claro, o povo baiano, que a cada ano faz dessa festa um momento de memória, celebração e de reivindicações sociais”, explica.

Fotos: Jefferson Peixoto e Valter Pontes/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.