sexta, 19 de julho de 2024
Euro 6.098 Dólar 5.6089

KLEBER ROSA PROJETA SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL EM SALVADOR

Victoria Isabel - 10/07/2024 10:57 - Atualizado 10/07/2024

O pré-candidato à prefeitura de Salvador pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Kleber Rosa, participou de uma entrevista na manhã desta quarta-feira (10) no programa Resenha das 7, da rádio Bahia FM. Durante a entrevista, ele apresentou seu plano para criar um sistema de segurança pública municipal.

Kleber, que é investigador da Polícia Civil da Bahia e fundador do Movimento dos Policiais Antifascismo, criticou a tendência dos gestores municipais de transferirem integralmente para o Estado a responsabilidade pela segurança pública, considerando isso um equívoco.

Ele propõe integrar a Guarda Civil Municipal em um sistema local unificado, que também incluiria Conselhos Regionais Populares de Segurança Pública com representantes de instituições religiosas, associações de moradores, comerciantes, entre outros. O objetivo é desenvolver propostas eficazes adaptadas a cada localidade, de forma colaborativa.

“Os índices de violência são distribuídos de forma diferente por região. Isso significa que existem também soluções específicas para cada região. E ninguém melhor do que a população que está ali, inserida naquele contexto, para apontar medidas necessárias”, argumentou.

Além disso, Kleber defende que o problema da violência não deve ser abordado apenas com políticas de enfrentamento policial, mas também considerando questões sociais e estruturais. Ele exemplifica que a iluminação pública das ruas, uma responsabilidade das prefeituras, é fundamental para garantir a segurança das pessoas.

Foto: Caíque Souza

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.